Administração, Conselhos e Comitês
- Home
- |
- Governança e Sustentabilidade
- |
- Administração, Conselhos e Comitês
Administração, Conselhos e Comitês
- Home
- |
- Governança e Sustentabilidade
- |
- Administração, Conselhos e Comitês
- Administração
- Conselhos
- Comitês
Diretoria
A Diretoria Executiva da Companhia é composta de um Diretor-Presidente, escolhido pelo Conselho de Administração, e três diretores, sendo um Diretor de Regulação e Fiscalização de Concessões; um Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores e um Diretor de Planejamento e de Gestão de Riscos, eleitos pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão unificado de dois anos, permitidas no máximo três reconduções consecutivas, podendo ser destituídos a qualquer tempo.
Conselho de Administração
O Conselho de Administração, órgão superior da CEB, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes gerais dos negócios da Companhia, é composto por nove membros, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.
Nome | Cargo | Data de Eleição | Término do Mandato | Participação nas Reuniões |
---|---|---|---|---|
Walter Luis Bernardes Albertoni | Presidente Independente Efetivo | 28/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especializado em Direito Societário e Direito Tributário (INSPER SP) e Direito Processual Civil (COGEAE PUC/SP), mais de 30 anos de prática de advocacia, com ênfase em direito societário, civil, processual civil, tributário e comercial, análise e elaboração de contratos (1992/presente), Conselheiro de Administração independente do Banco Bradesco S/A (março/2020-presente), Conselheiro Presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília S/A (2019- presente), onde coordenou o Comitê de Auditoria Estatutário(2019-2021), Conselheiro de Administração da Sabesp S/A eleito pelos acionistas minoritários (2020-2022), Conselheiro Fiscal de Industrias Romi S.A. (2017- 2020, 2021-presente), 15 anos como jurídico terceirizado da AMEC –Associação de Investidores no Mercado de Capitais, atuando na defesa institucional dos direitos e do interesse dos acionistas não participantes de blocos de controle (2006-2021), Conselheiro Fiscal do Banco Bradesco S.A. (2017-março/2020), membro do Comitê de Auditoria da Dataprev S.A. (2018-março/2020), Membro (Suplente) do Conselho de Administração da Mahle Metal Leve S.A. (2017 – 2023), Conselheiro Fiscal da Petrobras, eleito pelos acionistas preferencialistas (2013 – 2018), Conselheiro de Administração da Paranapanema S.A. (2016 – agosto/2017), Conselheiro Fiscal (Suplente) da Ser Educacional S.A. (2015 -2022, Conselheiro Fiscal (Suplente) da SANEPAR S.A (2017-2022), Conselheiro Fiscal (Suplente) da RUMO S.A (2019-presente), Conselheiro Fiscal da BRADESPAR S.A (2016), Conselheiro Fiscal (Suplente) da MILLS S.A. (2016), membro da extinta Câmara Consultiva de Estatais da B3 (Programa Destaque de Estatais), membro suplente do CRSFN – Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (2011–2015), Consultor do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões (2013 – 2017), membro titular do CODIM – Comitê de Divulgação de Informações ao Mercado (2007/2009). |
||||
Tiago Modesto Costa | Vice-Presidente Independente Efetivo | 28/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Engenheiro Trainee da Enerpeixe S.A., de março de 2002 a dezembro de 2004. Engenheiro Civil da Investco S.A. de dezembro de 2004 a julho de 2006. Diretor Executivo do Grupo Serraverde, desde julho de 2006. Diretor Executivo da Água Limpa Energia S.A. de julho de 2006 a dezembro 2010. Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Água Limpa Energia S.A., desde janeiro de 2016. Diretor Executivo da Areia Energia S.A, de julho de 2006 a dezembro de 2010. Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Areia Energia S.A, desde janeiro de 2016. Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília desde abril de 2023. |
||||
Bolivar Tarragó Moura Neto | Membro Independente Efetivo | 28/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Economista e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto atuando nas áreas de Teoria Macroeconômica e Economia do Setor Público e na Assessoria da Coordenação do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, de 08/1992 a 03/2003. Foi Presidente do Conselho de Administração nos Banco da Amazônia S.A., de 04/2004 a 03/2005 e do Banco do Nordeste do Brasil S.A., de 04/2003 a 03/2005. Diretor da Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA, de 08/2008 a 04/2011. Diretor Comercial do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. – Banrisul, de 04/1999 a 03/2003. Assessor Especial do Ministro da Fazenda no Ministério da Fazenda, de 04/2003 a 03/2005. Vice-Presidente de Administração de Riscos, de 03/2005 a 07/2007 e Vice-Presidente de Gestão de Ativos de Terceiros de 07/2007 a 04/2011, ambos na Caixa Econômica Federal. Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores na Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), de 07/2011 a 12/2013. Diretor-Presidente do Banrisul Cartões S.A., de 01/2014 a 04/2015. Secretário-Executivo do Conselho Curador do FGTS no Ministério do Trabalho de 03/2016 a 10/2018. Analista do Banco Central do Brasil desde 10/1993. |
||||
Claudio José Trinchão Santos | Membro Efetivo | 28/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Bahia (1989), bacharel em direto pelo Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA (2007), com especialização (lato-sensu) – Sistemas e Técnicas Avançadas em internet e intranet (360 horas) – Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA (2016), mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Itajaí – Santa Catarina (2019), cursando Doutorado em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento (desde 2019). secretário executivo do Conselho Executivo do Conselho Consultivo do Ministério das Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações- MCTIC – governo federal – Ministério das Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações- MCTIC Brasília – Distrito Federal, Brasil (2015-2017). Membro do Conselho Fiscal da Financiadora de estudos e Projetos – FINEP (2015-2017).Subsecretário de Conselhos e Comissões – Governo Federal – Ministério das Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC (2015-2018). Secretário Geral do Instituto Brasília Ambiental – Governo do Distrito Federal (12/2019 a 03/2020). Membro da Câmara – Câmara Técnica Do Plano Distrital De Habitação De Interesse Social – PLANDHIS – Distrito Federal, Brasília (03/2020 – 03/2023). Membro Do Conselho – Conselho De Administração Do Fundo Único Do Meio Ambiente – CAF/FUNAM – Distrito Federal, Brasília (03/2020 – 03/2023) . Membro Do Conselho – Conselho De Planejamento Territorial e Urbano Do Distrito Federal – CONPLAN – Distrito Federal, Brasília (03/2020 – 03/2023). Membro Do Comitê – Comitê De Governança Do Território Do Distrito Federal – Brasília, Distrito Federal (03/2020 – 03/2023). Membro Do Conselho – Conselho De Recursos Hídricos Do Distrito Federal – CRH – Brasília, Distrito Federal (03/2020 – 03/2023). Membro Do Conselho – Conselho De Meio Ambiente Do Distrito Federal – CONAN/DF – Brasília, Distrito Federal (02/2020 – 03/2023). Representante De Membro Associado (Instituto Brasília Ambiental) – Associação Brasileira De Entidades Estaduais De Meio Ambiente – ABEMA – Brasília – Distrito Federal (02/2020 – 03/2023). Secretário Executivo Das Cidades Da Secretaria De Estado De Governo Dos Distrito Federal (05/2023 – Atual). Membro Do Conselho De Administração Da Companhia Energética De Brasília – CEB (05/2023 – Atual). |
||||
Daniel Rosas do Carmo | Membro Independente Efetivo | 03/07/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes, 2007. Pós-Graduação em Finanças, Investimento e Banking pela PUC-RS (2019). Pós-graduação – Liderança e gestão de Pessoas. Universidade Tiradentes-SE (2020). Advogado com 16 anos de experiência na área bancária e licitações. Atuação em cargos de gestão no primeiro nível não estatutário de instituição financeira pública. Banco do Estado de Sergipe S.A. – BANESE (2006 – atual) Superintendente Jurídico BANESE (2015 – atual). Membro do Conselho Fiscal da CEB Iluminação Pública e Serviços – CEB IPES (maio/2022 a abril/2023; reconduzido no mandato 2023/2024, renunciado em junho de 2023). Membro titular do Conselho deliberativo do INSTITUTO BANESE DE SEGURIDADE SOCIAL – SERGUS – Administração da Caixa de Assistência dos Empregados do BANESE – 2023 a 2027. Membro suplente do Conselho deliberativo do INSTITUTO BANESE DE SEGURIDADE SOCIAL – SERGUS – Administração da Caixa de Assistência dos Empregados do BANESE – 2022 a 2023. Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Assistência dos Empregados do BANESE – 2017 a 2021. Membro Grupo de Trabalho Contencioso Cível e Trabalhista FEBRABAN (2018 – atual). Gerente – Área Jurídica BANESE (2011). – Coordenador Jurídico de Licitações e Contratos – BANESE (2009); – Membro da Comissão de Licitações – BANESE (2007); – Membro de comitês internos – BANESE: Comissão de seleção parcerias estratégicas, Comitê de Ética, Comitê de Lavagem de Dinheiro, Comitê de Remuneração, Comitê de Elegibilidade, etc. Advogado OAB-SE – (2008 – atual). Procuradoria Geral do Estado da Bahia – Estágio (2005 e 2006). Membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília desde abril/2023. |
||||
Edison Antônio Costa Britto Garcia | Membro Efetivo | 20/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Advogado, formado pela Universidade UNICEUB em Brasília-DF, possui pós-graduação em Direito Societário e em Mercado de Capitais pelo INSPER/IBMEC – SP, exercendo atualmente o cargo de Diretor-Presidente e membro titular do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília – CEB; de Diretor-Geral da CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (“CEB-IPES”) e da CEB Participações S.A. (“CEB-PAR”); e membro titular dos Conselhos de Administração da CEB Lajeado S.A. e da INVESTCO S.A. (empresa controlada pela Multiinternacional de Energia de Portugal – EDP). Atuou como membro independente do Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. (“Petrobrás”), Presidente do Comitê de Auditoria Estatutário e membro do Comitê Pessoas da estatal federal. Exercendo, ainda, as funções de membro titular dos Conselhos de Administração das empresas do Grupo Neoenergia: Neoenergia Brasília, Neoenergia COSERN, Neoenergia COELBA, Neoenergia CELPE, Neoenergia ELEKTRO (SP/MS). Ex-Presidente do Conselho de Administração do Brando de Brasília S.A. (“BRB S.A.”), durante o período de janeiro de 2021 a abril de 2022. Sua carreira profissional apresenta, ainda, 25 anos de experiência no Mercado de Capitais e Direito Societário Corporativo, tendo sido Procurador Federal e Superintendente da CVM; Conselheiro no Conselho de Recursos da Instituição Financeira Nacional, por 2 mandatos (2000-2004), representando a CVM, e quase 6 anos como Superintendente e Presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais – AMEC, entidade criada por bancos de investimentos (2006-2012). Foi Procurador Federal da Advocacia Geral da União – AGU (91/2020), Procurador Geral e Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (2018); Procurador-Chefe do IPEA (2016/2018); Chefe de Gabinete do Vice-ministro da AGU 2012/2016; Superintendente Executivo e Presidente da AMEC – Associação dos Investidores – 2006/2012; Secretário de Estado de Planejamento de Mato Grosso 95/98. Integrou os quadros jurídicos da CVM de 1991 a 2006, tendo exercido cargo de Superintendente em duas ocasiões (1991 – 1992 e 1999 – 2006). Representou a CVM no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional por dois mandatos, de 2000 a 2004. Também na CVM foi nomeado pelo Ministro da Fazenda para atuar como Diretor da CVM adjunto 2005/2006. |
||||
Handerson Cabral Ribeiro | Membro Efetivo | 28/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Engenheiro Civil graduado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, com Pós-Graduação em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco/Instituto de Educação do Exército Brasileiro – UCB/EB. Foi Assessor do Secretário de Gestão dos Programas de Transportes do PAC – Analista de Infraestrutura de 2008 a 2011. Foi Gerente de Projeto do Ministério dos Transportes de 2011 a 2012. Foi Superintendente Regional GO/DF do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT de 2012 a 2014. Foi Superintendente de Licitações e Contratos na VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A de 2014 a 2015, Diretor de Administração e Finanças na VALEC de 06/2015 a 04/2018 e Diretor-Presidente da VALEC de 04/2018 a 01/2019. Atual Diretor-Presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô/DF. |
||||
Ivan Marques de Toledo Camargo | Membro Independente Efetivo | 28/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Engenheiro Eletricista pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble – França. Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble – França. Professor da Universidade de Brasília desde 1989. Foi o Diretor da Fondation Maison du Brésil em Paris de 2017 a 2019. Foi o representante da Academia no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Foi Reitor da Universidade de Brasília de 2012 a 2016. Foi Superintendente de Regulação de Distribuição da ANEEL de 2010 a 2012. Foi Decano de Ensino de Graduação da UnB de 2003 a 2005. Foi Assessor da Diretoria da ANEEL de 1999 a 2003. Teve participação da Câmara de Gestão da Crise de Energia (CGE). Foi homenageado com os seguintes títulos: Chevalier de la Légion d’Honneur – França, em 2016, Oficial da Ordem do Mérito Militar – Brasil, Oficial da Ordem do Rei Leopoldo – Bélgica, Oficial do Mérito Rio Branco e Professor homenageado de 25 turmas de formandos em Engenharia Elétrica da UnB. |
||||
Samuel Saldanha Teixeira | Membro Independente Efetivo | 28/04/2023 | 30/04/2025 | 100% |
Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e possui MBA em Corporate Finance pelo Instituto Tecnológico Mauá. Cursou o Advanced Finance pela Columbia University (2010). Atuou como Tesoureiro na Peugeot do Brasil Automóveis de mai/1993 a mar/1998. Foi Gerente de Operações de Tesouraria no BCP S.A. de mar/1998 até set/2003. Conselheiro Fiscal da Fundação Sistel de Seguridade Social entre mai/2006 a mai/2008. Diretor de Operações Financeiras da Brasil Telecom de out/2003 a mai/2008. Chief Financial Officer (CFO) da AQCES Logística de out/2012 a mai/2014. CFO da Stratkraft Energias Renováveis, jun/2014 a jun/2016. Finance Advisor na Paranapanema, produtora de cobre, entre ago/2016 a dez/2016. Na Cromex S/A foi CFO e Human Resource (HR Director) durante jan/2017 a mar/2018. Desde mar/2018 atua como CFO na Paper Excellence, grupo global de papel e celulose. |
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal da Companhia, cuja finalidade é representar os acionistas na sua função fiscalizadora, tem funcionamento permanente e é composto por cinco membros efetivos e cinco suplentes, com mandato de um ano, eleitos em Assembleia Geral, sendo admitida a reeleição.
Nome | Cargo | Data de Eleição | Término do Mandato | Participação nas Reuniões |
---|---|---|---|---|
Renê Sanda | Presidente Efetivo - Eleito p/ Controlador | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Estatística, Diretor de Investimentos da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, Diretor de Gestão de Riscos, responsável pela implantação de Basiléia II e pela gestão dos modelos de risco de crédito, mercado e operacional, Diretor Adjunto do Banco do Brasil Securities – EUA, Conselheiro de Administração da CEB Distribuição S.A., Membro do Comitê de Auditoria – Dataprev, Conselho Fiscal – Eletrobrás Distribuição Alagoas e Amazonas, Eletrobrás Distribuição Acre, Piauí, Rondônia e Roraima, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Fundo Garantidor de Créditos – FGC, Conselheiro de Administração e Membro titular do Comitê de Auditoria e Riscos – Fundição Tupy, Advisory Council Member – UN PRI – United Nations Principies for Responsible Investment. |
||||
Ana Paula Soares Marra | Membro Efetivo - Eleita p/ Controlador | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Processual Civil. Atual Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, desde agosto de 2022. Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social de abril de 2020 até agosto de 2022. Atual Conselheira Fiscal da CEB Lajeado, desde maio de 2022. Conselheira Fiscal da Companhia Energética de Brasília de novembro de 2019 até abril de 2022. Subsecretária de Coordenação das Estatais e Órgãos Colegiados de maio de 2019 até abril de 2020. Assessora Especial do Gabinete do Governador do Distrito Federal de janeiro a maio de 2019. |
||||
Fabrício de Oliveira Barros | Membro Efetivo - Eleito p/ Controlador | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em contabilidade, Auditor de Controle Interno da Secretaria de Economia do Distrito Federal, Subsecretário do Tesouro do Distrito Federal, Conselheiro Fiscal da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – FUNAP, Conselheiro Deliberativo do Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Administração Fazendária – FUNDAF. |
||||
João Augusto Monteiro | Membro Efetivo – Eleito p/ Minoritários Ordinaristas | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; cursou o “Advanced Management Program ” (AMP) pela – Harvad Business School, HBS/EUA; cursou o “Program Executive Development (PED)– IMEDE/Suíça”; e os Cursos de pós graduação em Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sócio Diretor da Athena Consultoria Empresarial , conselheiro titular do Conselho Fiscal da Tupy , conselheiro titular do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Brasília (CEB), atuou como conselheiro efetivo dos Conselhos de Administração da Tupy e do Conselho de Administração das empresas TELET e AMERICEL (Telecomunicação) , atuou como Diretor da Federação do Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro. |
||||
Luiz Tarquínio Sardinha Ferro | Membro Efetivo – Eleito p/ Minoritários Preferencialistas | 25/042024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Graduado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV). Em relação as experiências profissionais, atuou como Presidente da Tupy S.A. Na Librelato S.A., na Condor S.A. e na Paranapanema S.A. foi Conselheiro de Administração. Atualmente é Conselheiro de Administração da Kepler Weber S.A. e Diretor da Etrus Consultoria Ltda. |
||||
Candido Teles de Araujo | Membro Suplente - Eleito p/ Controlador | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Direito, Secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, Presidente do Instituto de Terras do Estado do Mato Grosso, Chefe da Assessoria Jurídica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. |
||||
Hormino de Almeida Júnior | Membro Suplente - Eleito p/ Controlador | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Direito, Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal, Subsecretário da Receita/SEF, Coordenador de Tributação da Subsecretaria da Receita, Membro Titular do Conselho do Trabalho do Distrito Federal, representante da Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal, Conselheiro Fiscal da Companhia Energética de Brasília – CEB, Membro do Conselho de Administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal – SICOOB/Credsef. |
||||
João Emigdio da Costa e Silva | Membro Suplente - Eleito p/ Controlador | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Ciências Econômicas, Conselheiro Fiscal da CEB Iluminação Pública e Serviços S.A., CEB Participações S.A., CEB Distribuição S.A., CEB Geração S.A., Chefe de serviço de cadastro predial do Departamento Econômico da Companhia Urbanizadora da Capital do Brasil – NOVACAP, Chefe de planejamento e controle da Secretaria de Transporte Coletivo de Brasília – TCB, Gerente da Divisão de Serviços Gerais, Assessor Especial da Diretoria Administrativa e Gerente do Departamento de Recursos Humanos da TELEBRASILIA. |
||||
Letícia Pedercini Issa | Membro Suplente – Eleita p/ Minoritários Preferencialistas | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Bacharel em Administração pela FEAD – Minas – Centro de Gestão Empreendedora (2002). Atualmente atua no Banco da Amazônia S.A e na Irani Papel e Embalagens S.A., em ambos como Membro Titular do Conselho Fiscal. Também já atuou como Membro Titular do Conselho Fiscal na Companhia Paranaense de Energia (Copel) durante o período de 2017 a 2021, na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) durante o período de 2019 a 2023 e na Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) entre 2021 a 2023. Membro Suplente do Conselho Fiscal, atuou na Cia de Saneamento do Estado de São Paulo S.A (SABESP) entre 2017 e 2019. |
||||
Luiz Claudio Moraes | Membro Suplente – Eleito p/ Minoritários Ordinaristas | 25/04/2024 | 30/04/2025 | 100% |
Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC, pós-graduado em Finanças Avançadas e em Governança Corporativa pela Universidade de São Paulo – USP e mestre em Economia – Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília – UNB. No Banco do Brasil atuou como Gerente de Projeto (2007/2008), Gerente de Divisão da Área de Alienação de bens Móveis e Imóveis (2005/2007) e Gerente Executivo (2000 – 2004). No Jornal Folha da Manhã foi Diretor de Administração e Finanças (2014/2017). Atualmente é membro titular do Conselho Fiscal da Tupy e Membro Coordenador do Comitê de Auditoria do BB Seguridade. |
Comitê de Auditoria Estatutário
O Comitê de Auditoria Estatutário, comitê permanente de caráter consultivo, vinculado diretamente ao Conselho de Administração, com poderes para informar, analisar e apresentar propostas para o CA, é composto por três membros, sendo a maioria de membros independentes nomeados e destituíveis pelo Conselho de Administração.
Marcello Joaquim Pacheco | Coordenador | 31/08/2023 | 30/08/2025 | |
Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário da COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA – CEB (2019/atual); Membro do Comitê de Auditoria Estatutário do Banco do Estado de Sergipe S/A – BANESE (2021/atual); Membro do Comitê de Auditoria Interno da Guararapes S.A. (2021/atual); Conselheiro de Administração da ROSSI RESIDENCIAL S.A. (2018/2023); Conselheiro de Administração da CEB Lajeado S.A. (Presidente) (2021/atual); Conselheiro de Administração da COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA – CEB (2015/2023); Conselheiro Fiscal Titular da GUARARAPES S.A. (2014/2015 e de 2018/2021); Conselheiro Fiscal da VULCABRÁS AZALEIA S.A. (2018/2021); Conselheiro Fiscal da PROFARMA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS S.A (2017/2023); Conselheiro Fiscal da TRANSMISSORA ALIANÇA DE ENERGIA ELÉTRICA S.A. (2018/atual); Conselheiro Fiscal da TÊXTIL RENAUXVIEW S.A. (2018/atual); Conselheiro Fiscal titular da TARPON INVESTIMENTOS S.A. (2017/2019); Conselheiro Fiscal titular da TRIUNFO PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS S.A. (2014/2015); Conselheiro Fiscal Suplente da TÊXTIL RENAUXVIEW S.A. (2014/2015); Conselheiro Fiscal Titular da ROSSI RESIDENCIAL S.A. (2013/2018); Conselheiro Fiscal Titular na COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA – CEB (2013/2014); Conselheiro Fiscal da DUKE ENERGY, GERAÇÃO PARANAPANEMA S.A. (2009/2013); Diretor Tesoureiro da subseção da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo (2013/2015); Conselheiro Fiscal Titular da AES TIETÊ S.A. (2009/2010); Secretário do Conselho Fiscal da ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A. (2009); Secretário do Conselho Fiscal da M&G POLIÉSTER S.A. (2007/2009); Conselheiro Fiscal Titular do BANCO PINE S.A. (2008/2009); Sócio da Bonora, Kunrath, Moussa, Pacheco, Advogados Associados – São Paulo; Diretor-Executivo da Marpache Serviços Especializados em Administração (2009 – atual); Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Mairiporã (2006/2008); Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Mairiporã (2005/2006); Assessor Técnico de Gabinete – Prefeitura Municipal de Mairiporã (2001/2004); Sócio da Advocacia Pacheco Ramos – (1997-2000); Consultor Jurídico da FM – cobranças e Serviços Ltda. (1997-1999); Estagiário Concursado do Ministério Púbico do Estado de São Paulo (1995); Fiscal de Tributos do Município de Mairiporã (1996-1997); Monitor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco (1993-1995). |
||||
João Carlos de Oliveira | Membro Efetivo | 31/08/2023 | 30/08/2025 | |
Exerceu função estratégica nas seguintes instituições: Banco Bradesco SA – Bradespar Participações – Laboratório Fleury |
||||
Wilmar Moreira da Silva | Membro Efetivo | 04/09/2024 | 04/09/2026 | |
Executivo sênior com 25 anos de experiência em Administração, Controladoria, Finanças, Contabilidade, Custos, Orçamento, Controles Internos, Auditoria, Compliance, Governança Corporativa, Gerenciamento de Riscos, Gestão pela Qualidade, Projetos, Jurídico e Tributos no segmento – de Saúde Suplementar (Hospitais e Planos de Saúde). |
Comitê de Riscos
O Comitê de Riscos, órgão de caráter consultivo e permanente para os assuntos relacionados a gestão integrada de riscos corporativos, é composto por três membros, todos formalmente nomeáveis e destituíveis pelo Conselho de Administração, com mandato unificado de dois anos, sendo permitido no máximo três reconduções consecutivas.
Bolivar Tarragó Moura Neto | Coordenador | 26/10/2023 | 30/10/2025 | |
Economista e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto atuando nas áreas de Teoria Macroeconômica e Economia do Setor Público e na Assessoria da Coordenação do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, de 08/1992 a 03/2003. Foi Presidente do Conselho de Administração nos Banco da Amazônia S.A., de 04/2004 a 03/2005 e do Banco do Nordeste do Brasil S.A., de 04/2003 a 03/2005. Diretor da Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA, de 08/2008 a 04/2011. Diretor Comercial do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. – Banrisul, de 04/1999 a 03/2003. Assessor Especial do Ministro da Fazenda no Ministério da Fazenda, de 04/2003 a 03/2005. Vice-Presidente de Administração de Riscos, de 03/2005 a 07/2007 e Vice-Presidente de Gestão de Ativos de Terceiros de 07/2007 a 04/2011, ambos na Caixa Econômica Federal. Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores na Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), de 07/2011 a 12/2013. Diretor-Presidente do Banrisul Cartões S.A., de 01/2014 a 04/2015. Secretário-Executivo do Conselho Curador do FGTS no Ministério do Trabalho de 03/2016 a 10/2018. Analista do Banco Central do Brasil desde 10/1993. |
||||
Fábio de Barros Pinheiro | Membro Efetivo | 26/10/2023 | 30/10/2025 | |
Engenheiro eletricista pela Universidade de Brasília, atuou como conselheiro para a Enauta Participações S.A., MPM Corpóreos S.A., Clear Sale S.A., BNDES, Companhia Paulista de Securitização, ItsSeg Seguros Inteligentes S.A., Eneva S.A., Lojas Renner S.A., Banco Pan S.A., atuou também como Sócio e Presidente do Conselho para o Grupo Diletto e como Sócio e Diretor Gerente para o Banco Pactual e Banco UBS Pactual S.A. |
||||
Luiz Cruz Schneider | Membro Efetivo | 26/10/2023 | 30/10/2025 | |
Formado em engenharia elétrica pela UFRGS, atuou como chefe do departamento de engenharia da ELETROSUL, foi vice-presidente executivo da CELESC, diretor superintendente da INTELBRÁS e da AES SUL e exerceu também a função de presidenteda VANT COMMUNICATIONS e da AES SUL. Atualmenteatua no conselho de administração e consultivo da BRAMETAL; HRZ TRASMISSORAS DE ENERGIA, NEWAVE ENERGIA, REIVAX AUTOMAÇÃO E CONTROLE. |