Portfólio de Negócios

Portfólio de Negócios

CEB Geração S.A.

A CEB Geração S/A é subsidiária integral da Companhia Energética de Brasília – CEB. Foi criada em 2020 (Lei Distrital Nº 2.648, de 26/12/2000) e é responsável pela prestação do Serviço de Geração de Energia Elétrica, por meio da Usina Hidrelétrica denominada PCH Paranoá, cujo prazo de vigência da concessão se estende até 2050.

O negócio da empresa é a geração e comercialização da energia produzida pela Usina do Paranoá e por outros empreendimentos de geração que vier participar, praticando todos os atos necessários à consecução de sua finalidade, podendo constituir ou participar de outras sociedades na condição de acionista ou quotista, como meio de realizar o seu objeto social ou para beneficiar-se de incentivos fiscais.

CEB Iluminação Pública e Serviços S.A.

A CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB IPES), subsidiária integral da Companhia Energética de Brasília, tem como principal objeto prestar serviços de gestão, manutenção, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e compartilhamento de ativos que integram o parque de iluminação pública, de forma direta ou indireta; elaboração de estudos, projetos de engenharia, execução de obras de implantação de sistemas de iluminação pública, instalações elétricas prediais, e atuar nas demais atividades correlatas à prestação dos serviços de iluminação pública.

Em dezembro de 2023, foi assinado entre o Distrito Federal e a CEB Iluminação Pública e Serviços o Contrato de Concessão dos serviços de iluminação pública no Distrito Federal, onde a CEB IPES assumirá um parque de iluminação pública com uma base total de ativos de 251.161 pontos de iluminação pública, abrangendo 299.937 luminárias, dais quais 196.585 deverão ser eficientizadas até o final de 2026.

Além disso, a Companhia realiza a elaboração de estudos, projetos de engenharia, execução de obras de implantação de sistemas de iluminação pública, e atua nas demais atividades correlatas à prestação dos serviços de iluminação pública.

CEB Lajeado S.A.

A CEB Lajeado S.A., em conjunto com a Lajeado Energia S.A., Paulista Lajeado Energia S.A. e a Investco S.A. constituem o denominado “Consórcio Lajeado”, cujo objeto é a exploração compartilhada da concessão de uso de bem público do Aproveitamento Hidroelétrico da UHE Luís Eduardo Magalhães e Sistema de Transmissão Associado, cujo prazo de duração do contrato de concessão se estende até setembro de 2035.

A energia elétrica gerada pelo empreendimento é comercializada pelas Concessionárias, na proporção da participação de cada uma delas na formação do Consórcio Lajeado.

Quase todo montante de energia da CEB Lajeado S.A. é comercializado com a Neoenergia Brasília, por meio de um contrato bilateral regulado de compra e venda de energia (ACR), com vencimento em dezembro de 2032.

Companhia Brasiliense de Gás

A Companhia Brasiliense de Gás é uma sociedade de economia mista, cujo objeto é a exploração, com exclusividade, do serviço de distribuição e comercialização de gás natural canalizado, de produção própria ou de terceiros. Poderá, inclusive, importar o suprimento para distribuição nos segmentos comercial, industrial, residencial, automotivo, de geração termelétrica, ou quaisquer outras finalidades e usos possibilitados pelos avanços tecnológicos, em todo território do Distrito Federal.
A Companhia ainda está apta a:

  • Efetuar a implantação e a operação das redes de distribuição de gás canalizado, podendo ainda adquirir e importar diretamente gás natural e executar os serviços de transporte;
  • Exercer atividades correlatas à sua finalidade principal, especialmente execução de estudos, pesquisas e projetos relacionados com o setor de gás, inclusive, sob a forma de prestação de serviços de consultoria técnica a terceiros; e
  • Constituir ou participar de outras sociedades, inclusive subsidiárias integrais, visando o êxito na realização de suas atividades.

A concessão da exploração tem prazo de vigência até 2030, podendo ser prorrogado por mais 30 anos. Atualmente a Companhia explora apenas a distribuição de gás veicular e trabalha para viabilizar um projeto de gasoduto de transporte de gás natural para atender às necessidades do Distrito Federal. A CEB é controladora da Companhia Brasiliense de Gás, com 56,25% das ações ordinárias e 25% do total das ações.

Empresas Coligadas e Investidas

Corumbá Concessões S.A.

A Corumbá Concessões S.A. é uma sociedade por ações de capital fechado localizado em Luziânia (GO), concessionária do serviço público de energia elétrica, atuando na geração de energia elétrica, na condição de produtora independente. A empresa é gestora da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, com potência instalada de 129,6 megawatts de energia não poluente e renovável e abastece o Distrito Federal e Entorno. O empreendimento possui características de uso múltiplo. A participação do Grupo CEB no capital social da Empresa é de 34,07%, sendo 32,53% de propriedade da CEB e 1,54% da CEB Participações S.A.

Energética Corumbá III S.A.

A Energética Corumbá III S.A. é uma sociedade por ações de capital fechado, concessionária do serviço público de energia elétrica, na condição de produtora independente por meio da Concessão da UHE Corumbá III, com 93,6MW de potência instalada. A CEB detém uma participação de 37,5% do capital social, sendo 25% das ações ordinárias e 50% das ações preferenciais

BSB Energética S.A.

A BSB Energética S.A. é uma sociedade constituída em 2000 para explorar Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, com potência global máxima instalada de 200 MW. A CEB detém uma participação acionária de 9,0% do capital social da BSB Energética S.A.
Em 2006, ao associar-se com outras empresas que possuíam concessões, projetos e licenças ambientais de empreendimentos de mesma natureza (PCHs), a BSB Energética S.A. passou a deter participação acionária na Brasil PCH S.A. A Brasil PCH S.A. possui 13 Pequenas Centrais Hidrelétricas com capacidade total de 291 MW e a BSB Energética S.A. tem participação equivalente a 30% do capital.
A venda da energia gerada se dá por meio de contratos de compra e venda firmados por cada uma das empresas relacionadas com as PCHs para a Eletrobrás, por intermédio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – Proinfa.